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Sistema de Automação Laboratorial

A suíte SAL proporciona automatizar e monitorar todos os processos do ambiente laboratorial, desde a coleta, transmissão e tratamento das informações até os relatórios e certificados de análise personalizados para cada cliente. 

São recursos que garantem agilidade, precisão, segurança e qualidade para a gestão completa dos processos do seu negócio.
  • Otimização do fluxo de informações
  • Identificação de gargalos nos processos
  • Confiabilidade dos dados
  • Flexibilidade
  • Multi-empresa
  • Multi-laboratório
  • Vários níveis de parametrização e alertas para variação de resultados
  • Registro de todas as operações, garantindo total rastreabilidade
  • Informações gerenciais com indicadores e gráficos personalizados
  • Acesso WEB
  • Captura de resultados wireless
O processamento completo de amostras proporcionado pela suíte SAL vai desde o recebimento, posição do processamento, seleção de instrumento de análise, captura automática e conferência até a aprovação online de resultados.

Tudo isso possibilitando um alto grau de aderência aos processos de cada cliente através da definição de fórmulas e valores de referência para cada procedimento analítico.

Seus inúmeros benefícios englobam desde aspectos práticos, como a captura de dados wireless que elimina a necessidade de cabos de conexão de rede no ambiente do laboratório, até aspectos mais abrangentes do negócio, como maior agilidade, precisão, segurança e qualidade fornecendo elementos para o atendimento de normas técnicas como a ISO 17025 e a 21CFR11.

Cabe destacar que a integração natural da suíte SAL aos demais produtos da Plataforma SA proporciona uma grande sinergia entre os processos de Controle e de Automação, potencializando o investimento feito em cada uma das ferramentas.

A suíte SAL permite também o monitoramento de todo o ambiente de sistemas supervisórios utilizando sensores. A solução permite manter o controle de características como, por exemplo, a temperatura de cada equipamento.

Utilizando a tecnologia WI-FI de transmissão dos dados captados pelos componentes de hardware da solução, a suíte SAL possibilita atingir uma gama extremamente abrangente de equipamentos supervisórios e oferece recursos valiosos para seu monitoramento.

Seus módulos possuem arquivos de configuração onde o administrador pode determinar diversos parâmetros de ajuste da comunicação para cada equipamento a ser supervisionado:
  • Ajuste de parâmetros para cada tipo de equipamento e item controlado (temperatura, umidade, intensidade da luz).
  • Alertas visuais, sonoros, por SMS ou e-mail quando um dos indicadores ficar fora da faixa parametrizada.
  • Armazenamento de registros para consultas à base histórica e rastreabilidade das informações.
  • Cadastro e notificação de prazos de calibração dos  instrumentos monitorados pela solução
  • Associar documentos referentes à calibração destes instrumentos
  • Cadastro de justificativas para eventuais alterações nas faixas de supervisionamento
  • Rastreabilidade total das informações
Os benefícios na implementação de uma solução com as características da suíte SAL vão além do mero controle sobre aspectos técnicos do  parque instalado, pois permitem ações de intervenção de fato pró-ativas diante de fatores externos que afetem a programação estabelecida.

Isso sem considerar os ganhos em termos de redução de custos operacionais, incremento no desempenho geral dos processos produtivos e aumento da eficiência de um modo geral.

A suíte SAL oferece, ainda, a possibilidade de integração com outros sistemas do cliente, que podem utilizar-se da enorme gama de dados armazenados no monitoramento para explorar detalhes relacionados à produção e integrar-se com os sistemas corporativos de forma a subsidiar análises diversas, potencializando sua utilização na companhia.

Serviços

A MENTORE oferece os melhores serviços de consultoria em Automação de Equipamentos de Laboratório, baseada em uma estrutura que conta com equipe técnica certificada e especializada, além da experiência adquirida através dos anos e projetos compartilhados com clientes de ponta e profissionais de qualificada vivência em seus diversos ramos de negócios.

Num ambiente laboratorial típico, diversos processos e controles se fazem necessários para garantir que o fluxo de trabalho e o gerenciamento das diversas amostras ocorram de forma eficiente, rápida, com segurança e qualidade.

A Plataforma SA é um produto arquitetado para atuar neste universo, reunindo todas as ferramentas necessárias para possibilitar ao usuário o registro e acompanhamento de toda a vida útil de uma amostra a ser analisada.  É um conjunto de soluções que agrega controles, captura automática de resultados, rastreabilidade, segurança, eficiência, eliminação de procedimentos manuais, redução de uso de papel, mecanismos de contingência e auditoria, adequação a normas e tudo o que é necessário para uma administração eficiente de qualquer ambiente laboratorial.

Consultoria

Dentre os serviços prestados pela MENTORE desta área, a Consultoria merece destaque.  A nossa experiência, aplicada à automação de processos laboratoriais, logísticos, produtivos e de serviços, busca o compartilhamento das experiências adquiridas com nossos clientes.

O grande objetivo é visar sempre a mais eficiente integração das equipes, buscando através da sinergia e troca de experiências os melhores resultados possíveis em todo o processo. Oferecemos consultoria para implantação de sistemas, desde o planejamento até a fase de comissionamento de cada projeto.

Este trabalho abrangente considera o levantamento de informações, mapeamento de cenários e processos, estudos de viabilidade e  desenvolvimento de produtos.  Consideramos ainda,  como diferencial em nosso portfólio, o desenvolvimento de projetos especiais, que são soluções customizadas de acordo com a necessidade específica de cada projeto ou cliente.

Com soluções totalmente integradas, a Suíte de produtos da MENTORE possui módulos que se complementam, potencializando seus resultados.  Estes  módulos disponibilizam recursos que permitem executar coletas em campo, registros on-line, recebimento e execução de cálculos e métodos diversos, coleta automática de resultados dos instrumentos de laboratório, publicação de relatórios de análise e certificados digitais online, entre outros.

Além disso, a MENTORE também integra suas soluções com os sistemas de gestão do cliente (ERP, LIMS, WMS), através do desenvolvimento de middlewares e aplicativos complementares para a essa integração, agregando valor aos sistemas legados e preservando investimentos, de maneira efetiva e consistente.

Este é o compromisso da MENTORE:  desenvolver soluções que promovam ganhos significativos de produtividade e aumento da eficiência, garantindo escalabilidade e visibilidade das informações em toda cadeia de processos.
 

Implantação

O serviço denominado como Implantação é um dos mais abrangentes dentro do conjunto de serviços oferecidos pela MENTORE.

Estão envolvidos neste processo todo o corpo técnico da empresa, desde gerentes, coordenadores de software e hardware até os técnicos de campo especializados nas atividades de levantamento e implantação.  Este grupo conta, ainda, com desenvolvedores e especialistas nas áreas de arquitetura de sistemas, bancos de dados, infraestrutura e hardware.
O perfil dos profissionais é bastante diversificado, partindo de recursos especializados nas áreas técnicas envolvidas (hardware e software), bem como analistas de sistemas e coordenadores com experiências necessárias para atuar dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo cliente.

Nossa metodologia de trabalho preza pela atuação em todos os aspectos do processo, envolvendo Consultoria, Desenvolvimento e Parametrização do Produto, bem como as fases complementares de Levantamento, Documentação, Desenvolvimento, Implantação e Homologação da Solução, Acompanhamento e Suporte.

Estas fases envolvem todas as atividades de consultoria realizadas pela equipe da MENTORE relacionadas a levantar, avaliar, entender e mapear as necessidades dos CLIENTES que precisam ser contempladas na solução, a fim de atender aos requisitos técnicos e operacionais exigidos.   Também englobam todas as ações que dizem respeito ao mapeamento de informações, construção de drivers para os instrumentos de laboratório do cliente e implementação da solução, seja no ambiente corporativo, seja nas suas unidades distribuídas.

Dentre outras características, sempre visando a adequação do produto às necessidades do cliente, estão às preocupações referentes à interação do sistema com outros aplicativos, possibilitando algumas parametrizações para viabilizar essa integração de forma mais abrangente, bem como a facilidade de ajustes em caso de mudanças. 
  • Levantamento de Dados (Preparação / Execução)
  • Documentação
  • Mapeamento e Análise do ambiente do cliente
  • Desenvolvimento / Parametrização
  • Implantação (Preparação / Execução)
  • Integração com ambiente legado
  • Homologação da Solução
  • Rollout
  • Comissionamento
  • Acompanhamento e Suporte Técnico
  • Treinamento
  • Garantia

Desenvolvimento

A MENTORE mantém um trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de seus produtos, sistemas, middleware, aplicativos complementares e soluções de hardware.

É graças a um processo permanente de consultoria, visando identificar possibilidades de melhorias e eventuais ajustes que novas implementações são periodicamente incorporadas à Plataforma SA, assegurando a nossos clientes um estágio de atualização constante.

Esse trabalho é fundamental para garantir a aderência da solução aos diversos  negócios de nossos clientes que, em função de seu natural dinamismo, requererem atuação rápida e qualificada para manter o conjunto de soluções e a manutenção dos processos em operação diante de novas demandas e oportunidades.

Num cenário altamente mutável, as demandas podem ser de origem operacional (implementação de novos processos, necessidade de aderência a normas, exigências ou requerimentos do negócio) ou técnica (mudança de plataformas, ferramentas, regras de segurança ou adequações as especificações técnicas do cliente).  Independentemente de sua origem, qualquer nova demanda pode dar origem a uma manutenção evolutiva ou adaptativa nos nossos produtos.

Também faz parte do escopo de atividades da MENTORE o acompanhamento e suporte aos produtos implantados.  Neste cenário, no decorrer do tempo de vida de qualquer sistema, eventualmente pode ser necessária alguma intervenção técnica para correções ou ajustes, mesmo após o período de avaliação (os chamados serviços de manutenção corretiva).  Normalmente isso ocorre em decorrência de situações específicas não encontradas nas avaliações anteriores, ou mesmo em razão de mudanças no ambiente ou em procedimentos que criem situações não previstas no desenvolvimento original, mas que recebem total atenção de nosso corpo técnico, através de soluções aplicadas com a maior eficiência e qualidade.

Como base desta atividade de consultoria está a nossa metodologia de desenvolvimento, aplicando todo um conjunto de boas práticas que garante o nível de qualidade da solução, com especial atenção à manutenção de um ciclo de desenvolvimento ativo para nossos produtos.  Este ciclo permanente demonstra a atenção da empresa quanto à evolução, bem como capacita a equipe a reagir de forma rápida, eficiente e qualificada a qualquer demanda, caracterizando um processo de melhoria contínua do produto.

Treinamento

Nosso serviço de treinamento visa capacitar os técnicos dos CLIENTES no apoio e suporte técnico aos usuários da Plataforma SA.  A base deste trabalho está em um conjunto de treinamentos elaborados para transferir o conhecimento necessário para uma atuação qualificada no suporte de primeiro e segundo níveis dentro da solução, atuando preventivamente ao evitar ou minimizar a ocorrência de chamados técnicos.

Oferecemos também treinamentos para as equipes de infraestrutura dos clientes.  Este treinamento específico tem como foco os componentes de hardware e software da solução, descrevendo como eles interagem entre si e com o ambiente onde estão instalados (servidores, componentes web, rede corporativas, etc).  São informados detalhes de configuração da solução, tanto na sua instalação quanto na manutenção diária (inclusão, remoção ou atualização de drivers, criação de portas virtuais, implantação de novas unidades ou equipamentos, etc.).

Um terceiro treinamento é direcionado para os usuários finais da solução, dando uma visão completa dos pontos de interação, e passando a visão prática dos procecimentos operacionais que garantirão os melhores resultados no uso da ferramenta.

HARDWARE
Em todos os treinamentos recebe destaque a apresentação de todos os componentes de hardware da solução: módulos, cabos de conexão, cabos conversores, componentes de rede.  São realizados processos de simulação de problemas que possibilitam aos usuários determinar soluções rápidas para problemas mais comuns e capacitá-los no diagnóstico de problemas em geral, bem como a atuação possível para solucioná-los na origem, minimizando o impacto na estrutura de suporte técnico e agilizando o processo de atendimento de ocorrências.  Ressaltamos ainda que o foco dado a este segmento permite  interagir e desmistificar o elemento hardware, o que comprovadamente gera maior integração dos usuários finais ao processo, agregando eficiência operacional.

SOFTWARE
Os componentes de software são apresentados de modo a possibilitar ao público-alvo, sejam das equipes de suporte e infraestrutura, sejam dos usuários finais, uma visão global da solução e de como cada componente interage no processo.
Este segmento apresenta as funcionalidades dos componentes da SAL SUÍTE, possibilitando compreensão plena das funcionalidades de cada módulo, e uma visão global que apóia a uma operação mais eficiente.  Como subproduto natural deste conhecimento, o treinamento fornece subsídios até mesmo na identificação de causas de eventuais chamados para suporte técnico, bem como orientações para tentar resolvê-los.

Material de Apoio

Todos os treinamentos são estruturados para oferecer o melhor retorno em aulas presenciais, com documentação de apoio (Apostilas, FAQs, Procedimentos Técnicos), e também no formato de Video-aulas.

A proposta de elaboração dos vídeos de treinamento visa, basicamente, transpor o conteúdo dos treinamentos presenciais para uma ferramenta audiovisual, num formato apropriado para este tipo de abordagem. Este formato, além de dar maior flexibilidade na programação dos treinamentos pelos usuários, garante também a reciclagem de toda a equipe e como apoio nos processos de rotatividade natural de funcionários.

Os vídeos são elaborados intercalando a narrativa dos instrutores com imagens, como diagramas esquemáticos e textos explicativos, usando recursos audiovisuais que possibilitem ao aluno visualizar todo o conjunto, orientado numa sequência que permita:
  • Identificar todos os componentes de hardware e software envolvidos;
  • Entender a dinâmica para instalação e desinstalação dos componentes, de forma direcionada para cada público;
  • Explicitar os cuidados e pontos de atenção que o usuário deve ter;
  • Visualizar de forma clara situações mais comuns de problemas e como eles podem ser resolvidos ou devidamente encaminhados;
  • Utilizar o vídeo como apoio para consultas e para treinar novos usuários da solução.

Suporte Técnico

A MENTORE realiza atividades de apoio, acompanhamento e suporte pós-implantação da solução, garantindo o pleno funcionamento da Plataforma SA.

Nesta linha de negócio, os serviços podem ser prestados presencialmente, com a alocação de profissionais qualificados e experientes nas instalações do cliente, ou remotamente, com equipe de suporte especializada.

O serviço de suporte técnico da MENTORE compreende uma série de modalidades como:
  • Suporte 24x07
  • Suporte 08x07
  • Suporte 08x05
  • Regime de Sobreaviso 
Estes serviços incluem o atendimento aos usuários da solução através de chamados recebidos via Mesa de Suporte e registrados numa base de conhecimento, permitindo um atendimento personalizado e com garantia de qualidade contínua.

Atendimento de Primeiro Nível:
Atendimento telefônico prestado por unidade central da MENTORE ou do CLIENTE.
Neste nível é feito o primeiro atendimento aos usuários, redirecionando os chamados para a Mesa de Suporte Especializada MENTORE.
Atendimento de Segundo Nível:
Realizado pela Mesa de Suporte Especializada MENTORE.
Neste nível podem ser verificadas questões básicas de infraestrutura ou operação que possam estar afetando o trabalho do usuário e gerando o chamado, se possível resolvendo-o de imediato. Também neste nível é centralizado o controle do atendimento e avaliada a criticidade dos problemas antes de encaminhá-los para Mesas de Suporte Especializadas ou para áreas internas do próprio CLIENTE, como TI, TELECOM ou outras áreas de Infraestrutura.
Atendimento de Terceiro Nível:
Realizado por Mesas de Suporte Especializadas MENTORE.
Neste nível atuam especialistas pelo sistema de origem do chamado.
Atendimento de Quarto Nível (Desenvolvimento):
Equipes responsáveis por manutenções nos sistemas envolvidos.

Com base nessas definições gerais, a MENTORE oferece outros elementos de serviços complementares, focados no Controle de Atendimento e Qualidade:
  • Monitorar o tempo de solução dos problemas, conforme acordo de nível de serviços;
  • Informar ao usuário sobre andamento da solução do problema, sempre que expire o prazo previsto para sua solução;
  • Certificar com o usuário se o problema foi solucionado;
  • Na eventualidade de ter gerado uma tarefa para uma célula de serviços externa responsável pela solução, a partir do retorno fornecido pela mesma, reativar este contato se o problema persistir.
  • Analisar a frequência das Chamadas a partir do 3º nível;
  • Reuniões periódicas para discutir e reavaliar o serviço de Suporte, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e identificar pontos de melhoria no processo, que será aderente ao ciclo PDCA / ITIL;
  • Propor planos de ação para solucionar os problemas identificados como recorrentes, em Reuniões Mensais de Avaliação do SLA acordado.

Manutenção Anual

A MENTORE atua também com o Serviço de Manutenção Evolutiva da sua solução, que contempla ajustes e/ou desenvolvimento de novas implementações na solução.

Para que os CLIENTES tenham direito a atualizações de Service Pack do SAL Software e atendimento telefônico para suporte de 1º nível, será necessária a contratação de Contrato de Manutenção Anual.

 
 

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